Marcas de café impróprias para consumo somam 19. Saiba quais

Ação do Ministério da Agricultura e Pecuária encontrou impurezas e solicitou a retirada dos cafés de estabelecimentos comerciais.

© Foto: Divulgação/Mapa - Impurezas diversas foram encontradas em amostras de café

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) corrigiu para 19 o número de marcas de café que "desclassificou depois de identificar "matérias estranhas e impurezas" acima dos limites permitidos por lei. Na sexta-feira (28/6), a Pasta havia comunicado que 14 marcas tinham sofrido sanções. Nesta segunda-feira (1/7), depois de procurada pela reportagem, confirmou o novo número.

Os produtos são impróprios para consumo e deverão ser recolhidos do mercado pelas empresas responsáveis, pois se enquadram em casos de risco à saúde pública, adulteração, fraude ou falsificação de produtos.

Confira a lista de empresas desclassificadas:
© Foto: Divulgação/Mapa - Cafés impróprios para consumo, de acordo com fiscalização da Operação Valoriza

A fiscalização faz parte da 'Operação Valoriza', que foi realizada em todo o país entre os dias 18 e 28 de março de 2024 e coordenada pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária. Na época, 168 amostras de café foram coletadas e depois de análises têm que ser retiradas de estabelecimentos comerciais.

"Aos consumidores que caso tenham adquiridos esses produtos, o Mapa orienta que deixem de consumi-los, podendo solicitar sua substituição nos moldes determinado pelo Código de Defesa do Consumidor", informou a nota da pasta. As marcas não podem ser comercializadas sob pena de multa e investigação.

O SEU PORTAL DO RECÔNCAVO

Comentários